Prazer da carne: conheça os principais tipos de churrasco ao redor do mundo
Que o brasileiro é um apaixonado por carnes, você com certeza já sabe. Agora, você conhece os diferentes tipos de churrasco que existem ao redor do mundo? Como cada país tem sua culinária típica, é natural que as formas de fazer churrasco sejam diferentes e até um tanto inusitadas se comparadas com os costumes nacionais.
Como a comida é uma das formas mais interessantes — e deliciosas! — de saber mais sobre outra cultura, que tal saber como as pessoas em outros países curtem esse evento e saboreiam carnes? Conheça 7 exemplos de como funciona a tradição do churrasco em outras partes do globo!
México
Inspirado na palavra inglesa barbecue, a barbacoa é o tipo de churrasco que anima as festas mexicanas. Nele, carnes como ovelha, bode e também a de vaca são assadas por horas a fio em fogueiras cavadas no chão. Além disso, eles usam fornos de barro para cozinhar peixes e outros alimentos.
Reino Unido
De certa maneira, o churrasco inglês lembra o americano: em datas comemorativas ou nos fins de semana, famílias e amigos se reúnem no quintal das casas e montam uma churrasqueira portátil. Na grelha, as iguarias mais pedidas são salsichas, linguiças, hambúrgueres e espetinhos de legumes.
Argentina
Um dos tipos de churrasco mais famosos é o argentino. Nossos hermanos gostam de assar a carne em uma grelha suspensa, para que a gordura não caia na brasa. Outro truque é que os argentinos não ficam virando os cortes de lado a todo o momento: deixam a carne assar por um bom tempo, até que ganhem uma casquinha tostada que faz toda a diferença no sabor!
Os cortes que não podem faltar são costela, bifes de ancho e o chorizo, regados ao molho chimichurri. Para harmonizar, não deixe a cerveja de lado! Os portenhos gostam mesmo é de um bom vinho para acompanhar seu churrasco!
Uruguai
Conhecido como asado, o churrasco uruguaio é semelhante ao argentino. Os uruguaios usam lenha, e não carvão, para preparar o fogo e uma grande variedade de alimentos vai direto para a grelha: batatas, linguiça, cortes de carne bovina variados e morcilla, um tipo de linguiça a base de sangue.
Índia
O churrasco indiano é bem diferente do nosso: para assar a comida, eles usam o tandoor, uma espécie de churrasqueira feita com tijolos que é enterrada no chão. Nela, os petiscos favoritos são espetinhos de frango, os tandoori chicken, o tradicional pão indiano naan e frutas, como o abacaxi, para a sobremesa.
África do Sul
Na África do Sul, o churrasco é chamado de braai e as principais carnes usadas são a de cordeiro e uma salsicha local conhecida como boerewors. Como no Brasil, o braai é uma festa animada e, enquanto algumas pessoas ficam responsáveis por comandar a churrasqueira, outras cuidam dos acompanhamentos, que são preferencialmente saladas, e das sobremesas.
Coreia do Sul
Bulgogi é o nome do churrasco que acontece na Coreia do Sul. O termo significa, em tradução literal, carne de fogo. Na preparação, carnes são marinadas por horas em uma mistura de molho de soja (o soyo), cebolinha e gergelim, e depois cortadas em tiras finas. Depois de assadas, são servidas com verduras e legumes tostados.
Gostou de conhecer as particularidades destes tipos de churrasco? Que tal compartilhar este post nas suas páginas nas redes sociais? Com certeza, seus amigos vão curtir e também se divertir com essas curiosidades!