Quais tipos de linguiça são indicadas para churrasco?
Não podemos pensar em um churrasco completo sem a linguiça. Ao lado das demais peças de carne, elas fazem o evento ficar mais saboroso, pois, além de ser apreciada por todos, elas ajudam na variação de sabores e temperos do cardápio. Além disso, os vários tipos de linguiça são excelentes para fazer companhia ao arroz e à farofa.
No geral, as linguiças se diferenciam em três aspectos principais:
- o tipo de carne: bovina, suína, frango e mista;
- a preparação: fresca, curada ou defumada;
- a espessura: fina ou tradicional.
As frescas são mais indicadas para o churrasco, pois são mais macias e suculentas. A escolha do tipo de linguiça para o churrasco deve levar em conta a variedade e o gosto dos convidados — comprar somente linguiças apimentadas pode fazer com que algumas pessoas saiam insatisfeitas.
Quer saber quais são as linguiças mais utilizadas nos churrascos no Brasil? Continue lendo!
Linguiça toscana
Muito versátil, a linguiça toscana é a mais lembrada quando o assunto é churrasco. Feita basicamente de carne suína, com adição de temperos e condimentos, pode ser encontrada nas versões picante ou tradicional.
Na hora da compra, é necessário uma atenção especial em relação à coloração. Opte pelas que tiverem um tom mais rosado para avermelhado, pois isso indica que são mais frescas.
Linguiça mista
Como o nome já sugere, ela é feita com a mistura das carnes bovina e suína, além dos temperos e especiarias. Também é bastante utilizada em churrascos, perdendo na preferência apenas para a toscana.
Uma das características marcantes da linguiça mista é sua coloração mais rajada— as carnes de porco, mais clara, e de boi, mais escura, criam essa característica.
Linguiça de frango
A linguiça de frango é ideal para dar uma suavizada no sabor do churrasco. Ela é um contraponto das outras, por ser mais sequinha e menos gordurosa do que a de boi e a de porco e ter uma coloração mais clara.
Na hora de assá-la, faça pequenos furinhos, pois ela pode soltar bastante líquido e acabar inchando.
Linguiça de pernil
Feita com 100% do saboroso pernil suíno, essa linguiça é mais comum no tipo fininho, mas você consegue achá-la no formato tradicional para churrascos. Você poderá utilizá-la como aperitivo ou em seu churrasco com espetinhos.
Ela é uma excelente escolha para dar um sabor picante ao seu churrasco.
Cuidados na hora de assar as linguiças
Se você pretende servir as linguiças como aperitivo, antes das carnes, comece a assá-las assim que os primeiros convidados chegarem. Para levá-las à churrasqueira, você deverá tomar algumas precauções para não errar no ponto, preservar a maciez e o sabor característico delas.
As linguiças tradicionais, mais grossas, não devem ficar muito próximas ao fogo, para não ficarem cruas por dentro e assadas por fora. Além disso, haverá o risco do rompimento da membrana e a linguiça perderá toda a suculência. Já as linguiças finas assam mais rapidamente e podem ser preparadas mais próximas ao fogo, sem o risco de ficarem cruas por dentro.
Independentemente do tipo de linguiça que você escolher para o seu churrasco, não se esqueça de virá-las na hora do preparo. Isso é essencial para que elas mantenham a consistência e o sabor uniformes.
Se você não quiser se preocupar com escolha e preparação das linguiças, poderá optar pela contratação de um buffet de churrasco a domicílio, que ficará responsável por toda a preparação do evento e você só se preocupará em receber bem os convidados.
Então, gostou de saber um pouco mais sobre os tipos de linguiça? Deixe sua opinião e sugestões nos comentários.